O Ícone Planeta, localizado na cidade de Sorocaba, no estado de São Paulo, é hoje o edifício mais alto do interior do estado. Com mais de 140 metros de altura, o empreendimento conta com 45 pavimentos totais, 38 dos quais com apartamentos residenciais. Os apartamentos, distribuídos na torre (1 a 3 unidades por pavimento), possuem áreas privativas de 150 m2 a 173 m2, com 3 a 4 dormitórios.
A alta torre também conta com pavimentos de lazer completo com quadra esportiva, piscinas adulto e infantil, fitness, pet garden, coworking, sky health club & spa, sky lounge e muito mais.
A estrutura do Ícone Planeta, concebida em concreto armado moldado in loco, conta com lajes planas protendidas, além do core com três pilares-parede de grande porte, de modo a estabilizar a esbelta estrutura da edificação. As elevadas cargas incidentes, includindo as ações elevados de ventos, também demandaram armaduras robustas nos pilares-parede, além de detalhes especiais como estribos suplementares tipo pente nas inúmeras gaiolas de armaduras previstas na estrutura.
A modelagem BIM da estrutura, além de seu uso conjunto por outras disciplinas envolvidas no empreendimento, auxiliaram no acompanhamento da execução das obras e no controle das interações entre projetos.
Vale também ressaltar detalhes interessantes da montagem das armaduras da fundação radier da torre. Com área de 611m2, o impressionante radier serve de apoio para todo o core da torre. Para suportar o carregamento vertical de cerca de 28500tf, foram necessários mais de 1500m3 de concreto e 143 toneladas de aço neste radier. Além dos esforços verticais, a ação do vento também exerce grande influência no dimensionamento do radier. Por meio da análise em túnel de vento, os esforços devidos à ação do vento resultaram em momentos de 4700 tf.m no pilar mais solicitado. Cuidados especiais foram destinados ao detalhamento das armaduras do radier, de forma a garantir que ele resistisse aos esforços de flexão, cortante e punção, bem como permitir a exequibilidade e facilidade de montagem. No âmbito da resistência, foi especificado concreto com fck > 45MPa e a armação necessária foi calculada a partir de um modelo que incorporou os deslocamentos previstos. No âmbito da exequibilidade, o espaçamento e detalhamento das barras foi estudado minuciosamente de modo a facilitar a disposição das barras em obra.
Arquitetura | Königsberger Vannucchi Arquitetos
Incorporadora | Construtora Planeta
Local | Sorocaba, SP Início do projeto | 2019 Conclusão da obra | 2023