O empreendimento Valongo Brasil, localizado na cidade costeira de Santos, no estado de São Paulo, é constituído de uma torre principal, 5 pavimentos de embasamento (para estacionamento de veículos) e ainda um pavimento semienterrado (também para estacionamento), somando 22 pavimentos totais.
A torre é dividida em dois volumes justapostos, um abrigando 329 salas comerciais - sendo 13 destas duplex - e outro abrigando instalações hoteleiras. A altura máxima do volume total e a escolha de conceber 5 pavimentos de embasamento são consequências de duas características da área de implantação: o espaço limite do cone de aproximação da base aérea próxima e a impossibilidade de criar subsolos, visto que as especificidades do solo da região exigiriam soluções estruturais complexas e extremamente onerosas.
A estrutura do Valongo é formada por pilares-parede (shear wall), pilares, vigas e lajes planas maciças em concreto armado (lado Hotel) e em concreto protendido sem aderência (lado Comercial, por possuir vão maiores), ambos moldados “in-loco”. Os dois lados da torre foram interligados através de protensão na região do hall dos elevadores.
A laje plana apoia-se diretamente sobre os pilares e atua como diafragma rígido, tendo a função de distribuição destes esforços para todos os elementos estruturais. Por se tratar de um tipo especial de estrutura, a laje plana necessita de elementos especiais enrijecedores nos encontros com os pilares que a protegem contra punção e contra o colapso progressivo.
As ações do vento são resistidas pelos pilares parede formados pelo núcleo dos elevadores e escadas. Os esforços finais, devido ao vento, foram reavaliados segundo ensaio de Túnel de Vento realizado pelo laboratório RWDI - Rowan Williams Davies and Irwin Inc. - sediado em Toronto, Canadá. Estes esforços foram combinados com os esforços de origem vertical e utilizados para dimensionamento da estrutura para o Estado Limite Último e para o dimensionamento dos elementos de Fundação.
Arquitetura | Aflalo e Gasperini Arquitetos
Incorporadora | Odebrecht Realizações Imobiliárias e Participações S.A. Área do terreno | 3.892m² Área construída | 43.300m² Local | Santos, SP Início do projeto | 2011 Conclusão da obra | 2015
Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política de privacidade. Leia nossa política aqui.